• A cirurgia de prótese total do quadril é um dos procedimentos com maior taxa de satisfação do paciente, acima de 95%.
  • A decisão sobre quais modalidades podem ser praticadas com segurança depende de fatores anatômicos do paciente, tipo de implante utilizado e condição muscular.
  • Atualmente atividades de baixo impacto, como musculação, ciclismo, elíptico, natação e caminhadas são quase sempre liberadas.

 

A cirurgia de prótese total do quadril ou artroplastia total do quadril (ATQ) é um dos procedimentos com maior taxa de satisfação do paciente, acima de 95%. Sendo o tratamento de escolha em muitos casos de artrose, osteonecrose, displasia ou fraturas do quadril.

Prótese de quadril (Artroplastia total do quadril) Fonte: http://justinlareaumd.com

 

Porém, o perfil e a expectativa dos pacientes que necessitam de uma cirurgia de prótese atualmente, não envolve apenas pessoas de mais idade e com menor demanda física, mas também pacientes que desejam praticar atividades físicas regularmente, muitas vezes de alto rendimento.

 

A decisão sobre quais modalidades podem ser praticadas com segurança depende de fatores anatômicos do paciente, tipo de implante utilizado e condição muscular. O objetivo sempre é garantir a maior durabilidade possível e o menor risco de complicações, como o desgaste precoce, soltura do implante, luxação da prótese ou até mesmo uma fratura peri-protética (fratura que ocorre próxima ou no local da prótese).

 

Atualmente, atividades de baixo impacto, como musculação, ciclismo, elíptico, natação e caminhadas são quase sempre liberadas. Atividades físicas moderadas como golf, tênis, corrida leves (baixa velocidade e curtas distâncias) e spinning podem ser praticadas em pacientes com boa qualidade óssea e muscular, que tem implantes de alta durabilidade e baixo risco de desgaste. Já as atividades físicas de alta performance ou de contato físico, como maratonas, futebol e basquete devem ser amplamente discutidas com o médico responsável, porque tem maior risco de complicações, principalmente o desgaste precoce e a luxação da prótese.

Andar de bicicleta é uma das atividades normalmente liberada após a ATQ. Fonte: https://www.yalemedicine.org

Atividade física regular é fundamental para a saúde, e também para garantir uma musculatura e uma qualidade óssea adequada que permita que a prótese total do quadril tenha o resultado desejado que é de uma boa qualidade de vida, social e esportiva, por um longo período.

Corredor, tenista, bodyboarder, snowboarder e pescador esportivo.

 

Médico ortopedista especialista em Medicina Preservadora e Reparadora do Joelho e Quadril.

MEDICINA DESPORTIVA

© 2018 Medicina desportiva.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por  

ASSINE A NEWS