Então o novo ano chegou. Você abre a sua bebida preferida, pula sete ondas, e faz planos cheios de expectativas acreditando que a partir de agora tudo será diferente. Senta um pouco, meu amigo. Respire fundo, a gente precisa conversar.

A virada de ano para muitas pessoas é um marco. Acreditam que o clima de trabalho irá melhorar, que o chefe chato irá se tornar um bom camarada, as contas irão diminuir e o salário aumentar. Fazem planos de novos hábitos e mudanças de rotina. Lamento te decepcionar, mas o ano mudou e tudo continuará da mesma forma se você não mudar.

Começar academia, fazer uma atividade física, parar de fumar, estudar para um concurso serão apenas planos caso não haja uma determinação clara, objetiva e real. A maioria das pessoas simplesmente não coloca em prática os planos por um motivo bem simples: frustração. Ninguém quer ouvir que é incapaz de realizar algo, e é exatamente isso que o seu subconsciente ouve quando não se completa um projeto.

Começamos sempre procrastinando, inventando desculpas e motivos para não iniciar nossos planos. Cansaço, falta de tempo, desmotivação, preguiça, etc.. Esqueça essas crenças limitantes que te impedem de caminhar. Confie em mim, a partir de agora isso mudou.
Mudanças de hábitos e comportamentos são desafiadores e motivantes. A verdade é que muitas vezes consideramos os obstáculos da vida como barreiras intransponíveis e esse é o erro numero um. Life is too short pra viver de mimimi. Você se torna aquilo que você acredita. Se você acha que é um fracassado, que nunca conseguirá emagrecer, que não tem capacidade, que não há solução para suas angustias, sua vida de fato não irá melhorar.

O caminho da conquista é claro, seguro e sem mistérios. Você pode tudo, basta querer.

Toda vez que falo sobre esse assunto eu lembro do meu passado sedentário. Toda e qualquer dificuldade era algo gigante. Meus projetos de mudanças de vida não saíam do papel e na maioria das vezes eu buscava desculpas para justificar minhas confortáveis e medíocres escolhas. A gente nunca quer ser posto à prova.

Sabe de uma coisa? Descobri que a vida exige coragem. Aos poucos fui conhecendo ferramentas que me moldaram, permitindo transformar sonhos em realizações. Ações com resultados, desfecho positivo.

Abaixo eu compartilho alguns passos que ajudaram a transformar a minha vida e de muitas pessoas ao meu redor. Não são cinco ou seis passos. É um conjunto de fatores que precisamos ajustar e, com determinação, iremos trilhar nosso caminho.

 

Encontre um motivo

Algumas perguntas podem nos ajudar a encontrar o que precisamos.
Por que eu estou estudando pra esse concurso? Por que eu preciso emagrecer? Por que eu preciso fazer uma atividade física?
Para toda atitude existe um motivo. Você está satisfeito com sua vida? Com o seu corpo? com o seu trabalho?

Há pouco tempo atrás estava conversando com uma pessoa querida sobre a importância de termos um estilo de vida saudável, incluindo mudanças alimentares e atividade física. Citei um recente estudo da Fundação Clínica de Cleveland, evidenciando que o sedentarismo aumenta o risco de morte prematura em até 500%. Pronto. Esse era o gatilho necessário para o meu amigo rever sua rotina de vida. Na semana seguinte já estava matriculado em uma academia com assessoria de um personal trainer.

Devemos buscar uma razão para nossa mudança de atitude e hábitos. Sem uma razão específica estaremos soltos ao vento. Encontre o que te motiva.

 

Planejamento

Diga-me aonde queres chegar para poder lhe ajudar a caminhar. Planeje. Defina o seu objetivo e comece sua transformação. Metas alcançáveis são inspiradoras. Faça um planejamento que te dê prazer em realizar. Esqueça ilusões. Nada vai te deixar magro em cinco dias, no máximo desidratado. Nenhum cursinho de final de semana irá te tornar especialista, muito menos ser aprovado em algum concurso sério.

Todo objetivo vem acompanhado de um planejamento. Se você quer passar em um concurso deverá determinar horas diárias de estudo focado. Se você quer se tornar um atleta, deverá se dedicar aos treinos. Planeje! Fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes é perda de tempo.

 

Copie

Sabe aquela pessoa que você admira? Comece a copiar os seus hábitos. Há sempre uma história por trás deles. Nós, por natureza humana, sempre olhamos o resultado sem nos importarmos em conhecer o caminho. Pessoas de sucesso não chegaram ao topo por acaso. Músicos virtuosos se dedicam horas e horas. Profissionais renomados passam horas estudando. Atletas de alto rendimento treinam intensamente. Pessoas de sucesso são exemplos. Façamos igual.

 

Arrume a sua cama e faça seu café

Sério, se você for incapaz de realizar essas duas tarefas te aconselho a desistir.
Arrumar a própria cama é a primeira tarefa do dia. É o reflexo da gratidão pela dádiva de poder acordar e seguir em frente. Arrumar a cama é preparar o leito do retorno. Despedida com certeza do reencontro.

Preparar o próprio café é servir a si mesmo, nutrir o teu corpo. Ninguém no mundo deveria se importar mais com isso do que você. Tome as rédeas da vida antes que a vida tome conta de você.

Esses dois hábitos exigem disciplina, determinação, rotina. Se você já o faz, ótimo, sigamos em frente. Caso contrário, mude. Se você não mudar, tudo vai continuar igual.

 

Comece

Durante um tempo esse foi o meu ponto fraco. Eu falhei diversas vezes nesse passo. Colecionava motivos para não começar. Fazia o planejamento, estudava os hábitos de pessoas que me inspiram, arrumava a cama, fazia o café, mas postergava o início de meus projetos. Um acontecimento me fez despertar. Teremos uma segunda chance?

Questionamentos filosóficos me fizeram devorar livros em busca de respostas que nunca encontrei. Aprendi que somos capazes de realizar absolutamente quase tudo que quisermos. Quer tocar violão? Comece. Quer hipertrofiar? Comece. Quer emagrecer? Comece. Quer buscar a excelência profissional? Comece. Pra haver conquista é preciso um começo. Um start. Ponto de partida.

Comece agora. Recomece sua história. Só você, que sabe de onde veio, tem autoridade pra dizer onde pode chegar. Seja o protagonista da sua história antes que descubra sua fragilidade frente a vida e ao tempo. Simplesmente comece.

Concluo citando Guilherme Krauss “Toda segunda é um pequeno Revéillon”. Aproveitemos esse novo começo!

 

Praticante de corrida de rua.

Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho.
Atua nas áreas de Medicina Preservadora e Reparadora do joelho em Balneário Camboriú-SC.

MEDICINA DESPORTIVA

© 2018 Medicina desportiva.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por  

ASSINE A NEWS