• Um top adequado previne dores nas costas, dores nas mamas e o ganho de flacidez mamária decorrente do impacto.
  • Além de firmeza, o top precisa garantir agilidade, mobilidade e ainda não pode ter nenhuma parte incômoda que possa te machucar durante o exercício!
  • A faixa peitoral é a parte mais importante do top.
  • Existem 3 tipos de top (de compressão, encapsulamento e misto) e devem ser escolhidos de acordo com o tamanho de cada seio.

A roupa ideal para a prática de atividades físicas é essencial para prevenir lesões. No caso das mamas, um top adequado previne dores nas costas, dores nas mamas e o ganho de flacidez mamária decorrente do impacto. Além disso, o movimento dos seios durante a atividade lembra um número 8 deitado. Esse movimento promove uma mudança do centro do equilíbrio, facilitando o surgimento de lesões.

Ainda hoje, por falta de informação, muitas mulheres erram na escolha dessa peça de roupa tão importante. Na hora de escolher na loja, duas informações básicas devem ser levadas em conta: o tamanho das mamas e a intensidade de impacto na atividade física que será praticada.

Além de firmeza, o top precisa garantir agilidade, mobilidade e ainda não pode ter nenhuma parte incômoda que possa te machucar durante o exercício!

É muito importante que a sustentação gerada pelas alças e pela faixa peitoral consiga manter os seios firmes durante o exercício. Dentro do bojo, as mamas devem estar justas, mas não esmagadas! Alças mais largas e cruzadas nas costas (tipo nadador) oferecem mais sustentação. Porém, temos que entender que a faixa peitoral é a parte mais importante do top, ela é a principal responsável pela força de sustentação das mamas, que não podem ser somente baseadas nas alças sobre os ombros!

Existem 3 tipos de top (encapsulamento, de compressão e misto) e devem ser escolhidos de acordo com o tamanho de cada seio.

Os de encapsulamento isolam as mamas individualmente, muitos possuem fechamento nas costas e são ideais para mamas grandes. Os de compressão, são aqueles que comprimem as mamas contra o tórax. Geralmente não possuem aberturas nas costas e são vestidos pela cabeça. São ideais para mamas pequenas e médias. Os mistos geram uma combinação dos dois tipos, sendo bons para mamas médias e grandes.

Além disso, o tecido precisa ser específico para atividade física, permitindo a transpiração e a respiração da pele. Existem diversos materiais, inclusive, que aceleram a secagem. Felizmente, muitos modelos estão disponíveis no mercado. Na primeira compra, evite comprá-los pela internet, vá até a loja e experimente. A certeza do ajuste perfeito é fundamental para a saúde da mama.

Atleta amador, judoca, tenista e amante da Musculação.

Médico especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica Estética e Reparadora, Cosmiatria e Laser.

Especialista em Microcirurgia, Reconstrução de Mama e Face em Oncologia.

MEDICINA DESPORTIVA

© 2018 Medicina desportiva.
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por  

ASSINE A NEWS